Seu primeiro ciclo menstrual

Tudo o que você precisa saber sobre seu primeiro ciclo menstrual, você encontrará aqui.

Seu ciclo menstrual, dia após dia

D1

Dia 1

Fase menstrual

O primeiro dia de seu ciclo menstrual é o dia em que seu período chega, quer dizer, o primeiro dia de sangramento. A causa disso é o desprendimento do endométrio (mucosa que cobre o útero por dentro). Não se esqueça de seus Ladysoft favoritos e de anotar a data de início de seu ciclo menstrual no calendário menstrual Ladysoft.

Dia 2

Fase menstrual

Adeus as suas dores pré-menstruais! Seu humor começa a melhorar porque os hormônios ficam nivelados. Nesses dias, seu fluxo poderia ser mais abundante. E para você dormir relaxada e confortável a noite toda, recomendamos usar Ladysoft noturno.

Dia 3

Fase menstrual

No terceiro dia de seu ciclo, você já se sente “mais confortável” com sua menstruação e seu corpo. Caso você seja muito sensível, use Ladysoft MaxProtect tecido suave.

Dia 4

Fase menstrual

Últimos dias de seu ciclo! A intensidade do sangramento diminui. Lembre-se de levar uma troca de absorvente em sua bolsa ou mochila. Se estiver procurando maior discrição, recomendamos usar Ladysoft ultrafino, tecido malha seca ou suave, como você preferir.

Dia 5

Fase menstrual

Devido ao sangramento, nosso corpo perde ferro.. Para compensar esta perda, é importante que você coma alimentos ricos em ferro, como verduras verdes ou carnes vermelhas.

Dia 6

Fase folicular

O ciclo pode durar entre 3 e 8 dias, mas a média é entre 5 e 6 dias. Esses dias são um pouco traiçoeiros e, embora o fluxo seja menos abundante, o melhor é não confiar e ter sempre por perto seus Ladysoft favoritos.

Dia 7

Fase folicular

Adeus menstruação! Sua mente fica mais liberada e seus hormônios estão se regulando. É um bom momento para tomar decisões. Nesses dias não podem faltar em sua bolsa os protetores diários Ladysoft.

Dia 8

Fase folicular

A cada mês, vários folículos (conjunto de células que contêm os óvulos) vão crescendo e os óvulos que eles contêm vão amadurecendo. Isso quer dizer que seu corpo já está se preparando para ovular.

Dia 9

Fase folicular

É o momento perfeito para ir às compras, com certeza as roupas servirão melhor porque não existe aquela sensação de inchaço.. Além disso, aproveite que seu corpo está hormonalmente estável e fale sobre esses assuntos que a inquietam.

Dia 10

Fase folicular

Durante esses dias, os níveis do hormônio feminino estrogênio vão aumentando,o qual estimula o crescimento do óvulo dentro de um dos ovários.

Dia 11

Fase folicular

Você está cheia de energia e precisa liberá-la. É um bom momento para fazer alguma atividade física. Também, recomendamos levar uma troca de seus protetores diários Ladysoft. É importante trocar durante o dia.

Dia 12

Fase folicular

Tudo gira ao redor do dia “D”, o dia da ovulação. Nesses dias, você se sentirá mais atraente, otimista e com vontade de conhecer pessoas. Aproveite ao máximo este momento!

Dia 13

Ovulação

É provável que sinta algum incômodo, como cólicas ou dores no ventre. Não fique preocupada! Isso é porque seu corpo está se preparando para a liberação de um óvulo.

Dia 14

Ovulação

Nesse dia você estará ovulando, isso quer dizer que o óvulo começa a deslocar-se através das Trompas de Falópio até o útero.. A progesterona também aumenta, ajudando a preparar o revestimento do útero frente a uma potencial gravidez.

Dia 15

Ovulação

Você sentirá que a temperatura de seu corpo aumentará entre 0,4 e 1,0 graus. Isto é por causa de que a progesterona (hormônio feminino produzido depois da ovulação) começará a agir, preparando o endométrio para a uma possível gravidez..

Dia 16

Fase lútea

Você perceberá que seus fluxos vaginais aumentarão e mudarão de textura e cor. Tranquila, não fique assustada! Essa é outra mudança que a ovulação provoca. Leia mais em nossa seção ciclo menstrual e conselhos. Lembre-se de que os protetores diários Ladysoft não podem faltar!

Dia 17

Fase lútea

Acne à vista? Os hormônios estão agindo e algumas mulheres sofrem experiências negativas na pele. Se você for uma delas, aproveite para cuidar de sua pele. Não é um bom momento para depilação, porque o pêlo crescerá mais rápido nesses dias.

Dia 18

Fase lútea

Fique preparada, porque seu corpo continua produzindo mais progesterona. É possível que seu corpo esteja mais sensível, sobretudo seus seios. Uma boa oportunidade para você fazer uma massagem ou relaxar com um banho quente.

Dia 19

Fase lútea

Níveis de hormônio diminuindo! Seu corpo está parando gradativamente de produzir estrogênio e progesterona. Você se sentirá mais relaxada e com vontade de dormir mais um pouco.

Dia 20

Fase lútea

OK. Vamos lá! Começaram esses desconfortáveis sintomas da tensão pré-menstrual (inchaço, irritabilidade, dor de cabeça, etc.). Caso você sofra destes incômodos, recomendamos usar a ferramenta de sintomas pré-menstruais Ladysoft.

Dia 21

Fase lútea

É possível que seu humor mude com facilidade e que seu sistema lacrimal seja ativado frente à mais mínima possibilidade. Mas lembre-se de que caso perceba alguma coisa anormal, tem que anotá-la na ferramenta de sintomas pré-menstruais Ladysoft.

Dia 22

Fase lútea

Os níveis de estrogênio e progesterona diminuíram de forma drástica e seu equilíbrio físico/emocional estará um pouco perturbado, produzindo uma sobrecarga que causa aquilo que muitos denominam “estresse pré-menstrual”, a famosa TPM.

Dia 23

Fase lútea

Você ficará um pouco irritável e talvez até cansada. É recomendável não tomar decisões. Indicamos dar uma caminhada durante 45 minutos.. Nadar também é uma ótima opção para seu corpo.

Dia 24

Fase pré-menstrual

Tome cuidado com essa ansiedade. Os níveis de glicose estão alterados e você pode sentir fraqueza ou necessidade de comer doces. Evite o excesso! E tome cuidado com seu corpo, já que você ficará mais sensível à dor..

Dia 25

Fase pré-menstrual

Sua alimentação desempenha um papel importante no sistema hormonal. Evite o consumo de gorduras, cafeína e bebidas. E para ficar protegida a todo momento, lembre-se de usar seus protetores diários Ladysoft..

Dia 26

Fase pré-menstrual

Seus melhores aliados são as verduras, as frutas e sobretudo a levedura de cerveja, porque são ricos em vitamina B, especialmente B6, que aumenta a serotonina (neurotransmissor relacionado com o humor). Será ótimo para você reduzir a TPM..

Dia 27

Fase pré-menstrual

É possível que não esteja muito segura de quando chegará sua próxima menstruação. Para ficar protegida, tenha à mão seus Ladysoft favoritos. E lembre-se de anotar a data de início de seu próximo ciclo no calendário menstrual Ladysoft..

Dia 28

Fase pré-menstrual

Falta apenas um dia para começar de novo seu ciclo… um copo de leite quente fará bem, já que atua como relaxante e pode diminuir os incômodos que você sente na região pélvica… Você irá precisar!

Perguntas frequentes

Ladysoft

O que é o ciclo menstrual?

O que é o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é a oportunidade mensal que seu corpo tem para gerir um bebê. Quando seu corpo obtém a capacidade para gerir uma criança, geralmente entre 9 e 16 anos de idade, ele começa a preparar-se uma vez por mês para você poder ser mãe. Um óvulo pequeno amadurece em um de seus ovários, depois viaja por uma Trompa de Falópio até seu útero. Enquanto isso, seu útero vai se preparando para a chegada do ovo e seu revestimento fica mais espesso. Se o óvulo que chega for fertilizado por um espermatozoide, seu útero está pronto para proteger e nutrir o bebê em desenvolvimento durante os seguintes nove meses. Caso o óvulo não seja fertilizado, seu útero não tem nenhum uso para essa coberta grossa e esponjosa, então ele joga o revestimento e esvazia, junto com algo de sangue, fluídos corporais e o ovo desintegrado. Entre 2 e 6 dias a cada mês, este material flui pra fora de seu corpo através de sua vagina como fluxo menstrual avermelhado. Depois de começar a menstruar, geralmente terá um ciclo menstrual aproximadamente a cada 28 dias (exceto durante a gravidez), embora seu ciclo possa variar de 20 a 35 dias.

Ladysoft

Quando ocorrerá minha primeira menstruação?

Quando ocorrerá minha primeira menstruação?

A maioria das mulheres tem seu primeiro ciclo entre os 9 e 16 anos de idade. Logo depois do desenvolvimento dos seios, as coxas, a cintura e o pêlo pubiano. Como regra geral, a maioria das mulheres pesa pelo menos 45 kg antes de começar a menstruação. Se você já passou pela maioria destas mudanças, seu primeiro ciclo está para chegar. A genética também desempenha um papel importante. Se possível, verifique quando sua mãe teve seu primeiro ciclo para ter uma estimativa de quando pode chegar o seu.

Ladysoft

O que vai acontecer quando eu tiver minha menstruação?

O que vai acontecer quando eu tiver minha menstruação?

Geralmente, seu primeiro ciclo será muito leve. Provavelmente serão uns poucos pontos de sangue vermelho brilhante ou uma mancha marrom grudenta vai aparecer em sua calcinha. Caso você esteja em um lugar público e sem absorvente ou protetor com você, não fique preocupada. Talvez sua mãe ou outro parente adulto esteja por perto e possa lhe dar um absorvente. Caso contrário, pergunte para uma amiga ou outra mulher se tiver um absorvente para lhe dar. Toda mulher, em algum momento de sua vida, teve que pedir para outra mulher um absorvente ou protetor. Você pode confiar em outras mulheres para resolver isso. Além disso, os primeiros ciclos foram planejados para que não seja intenso, então provavelmente não vazará através de sua calcinha.

Ladysoft

A menstruação vai doer?

A menstruação vai doer?

Não fique preocupada. A parte do sangramento não dói. As dores menstruais são desconfortáveis, mas nada muito intenso.

Ladysoft

Como são as dores menstruais?

Como são as dores menstruais?

As dores são desconfortáveis, sobretudo abaixo de seu umbigo e na parte inferior de suas costas e são causadas pela contração do útero. Costumam vir antes e durante o ciclo. Algumas meninas têm poucas dores, outras muitas e algumas poucas não tem nenhuma dor. A intensidade das dores menstruais varia e pode ser que não sinta nada a cada vez que você tiver seu ciclo. Elas podem ser atenuadas com medicamentos de alívio para dor. Consulte seu médico para obter mais informações.

Ladysoft

O que eu tenho que fazer quando tiver minha primeira menstruação?

O que eu tenho que fazer quando tiver minha primeira menstruação?

É uma boa ideia ter absorventes ou protetores à mão para esse primeiro ciclo e saber como usá-los. Geralmente, um absorvente é sua melhor aposta para o primeiro ano. Só abra, tire a fita adesiva e coloque firmemente em sua calcinha e pronto. Certifique-se de trocá-lo a cada quatro a seis horas.

Veja todas as perguntas