A violência de gênero é um tipo de violência física, psicológica, sexual e institucional, exercida contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas com base na sua orientação sexual ou identidade.
Isso pode causar danos físicos, sexuais ou psicológicos às mulheres, muitas vezes interferindo tanto na vida privada quanto na pública.
Existem diferentes tipos de violência, de acordo com a classificação da ONU Mulheres:
Violência econômica
Foca em gerar dependência financeira de outra pessoa, mantendo um controle total sobre seus recursos financeiros, impedindo que as mulheres sejam autossuficientes.
Violência psicológica
Consiste em provocar medo por meio da intimidação; ameaçar causar danos físicos a uma pessoa, ao seu parceiro ou aos seus filhos.
Violência emocional
Reduzir a autoestima de uma pessoa por meio de críticas constantes às suas capacidades, insultá-la ou submetê-la a outros tipos de abuso verbal, impedindo-a de realizar algum tipo de atividade.
Violência física
Causar danos a uma pessoa golpeando-a, chutando-a, queimando-a, agarrando-a, beliscando-a, empurrando-a, dando tapas, entre outros, assim como utilizando qualquer outro tipo de força física contra ela. Pode incluir danos à propriedade.
Violência sexual
Envolve forçar uma pessoa a participar de um ato sexual sem o seu consentimento.
É sempre importante considerar esses conceitos e manter-nos alertas, para manter relações saudáveis e que nos façam bem. Por isso, é importante: Não idealizar os relacionamentos, resolver os desacordos e diferenças com palavras, nutrir a comunicação em nossos relacionamentos e aprender a conviver com nossas diferenças, sempre com respeito.
Se você está passando por algumas das situações citadas acima, ou conhece alguém que precise de ajuda, ligue 180. É um serviço 24 horas, do governo federal, de atendimento gratuito que orienta sobre os direitos das mulheres.
Autor: Inspiring Girls