A tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como a TPM, é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que começam 1 ou 2 semanas antes do seu período menstrual. Muitas mulheres apresentam pelo menos alguns sintomas da tensão pré-menstrual, que desaparecem após o início da menstruação. Você nota algum deles?
1 – Inchaço na região abdominal.
Um dos sintomas mais comuns durante a fase pré-menstrual é o inchaço na região abdominal, logo abaixo do umbigo. O aumento do volume dessa área geralmente vem acompanhado de desconforto ou sensações incômodas.
2 – Dor de cabeça.
As dores de cabeça também são comuns em muitas mulheres no período pré-menstrual. Você pode sentir maior sensibilidade à luz e ao som, e estes podem intensificar ainda mais as dores de cabeça.
3 – Alterações alimentares.
Sentir uma grande vontade de comer ou ter mais fome do que o normal também são sintomas comuns durante a fase pré-menstrual, mas que diminuem assim que a menstruação começa. Além disso, é possível que você sofra de diarreia ou, curiosamente, o oposto, como constipação por alguns dias.
4 – Aumento do tamanho dos seios.
Nos dias que antecedem a menstruação, os seios podem aumentar de tamanho, ficando mais firmes e sensíveis. Às vezes, até mesmo o toque ou um leve atrito pode causar dor, já que essa área se torna ainda mais delicada durante a tensão pré-menstrual (TPM).
5 – Fadiga.
Sentir-se cansada é um sintoma muito comum na fase da tensão pré-menstrual (TPM). Para melhorar, você pode tomar infusões de ginseng, que fornecem uma dose extra de energia. É importante ouvir seu corpo e não se sobrecarregar nesta fase do ciclo menstrual.
6 – Retenção de líquidos.
A retenção de líquidos é muito comum e afeta quase todas as mulheres. Para combatê-la, é importante beber pelo menos oito copos de água por dia e limitar ao máximo o consumo de sal. Isso pode explicar por que você se sente mais pesada.
7 – Insônia.
Ter dificuldades para dormir é um sintoma muito típico desta fase e também muito incômodo. Para dormir melhor, é recomendável ir para a cama duas horas após o jantar e, se necessário, tomar infusões de ervas naturais como tília, camomila ou passiflora, que ajudam a relaxar e ter um sono mais tranquilo.
8 – Necessidade de solidão.
Durante a fase pré-menstrual, é normal sentir vontade de ficar sozinha, sem muito interesse em socializar ou estar rodeada de amigos. Essa necessidade é completamente normal. Após a fase de ovulação, onde sua sociabilidade está em alta, vem uma fase necessária de introspecção que estimula sua criatividade. Uma boa ideia é buscar momentos de solidão para escrever em um diário, fazer caminhadas ou cultivar sua inspiração e criatividade.
9 – Sensibilidade emocional.
É possível que, na semana anterior à menstruação, você se sinta mais emocionalmente sensível. Isso ocorre devido, entre outros fatores, à queda nos níveis de estrogênio e ao aumento nos níveis de progesterona. Use essa sensibilidade para se ouvir e se conhecer melhor.
10 – Tensão e ansiedade.
Se você sente que os nervos e a ansiedade tomam conta nos dias que antecedem seu período, pode ser que precise de mais tempo para si mesma. Praticar exercícios físicos pode ser muito útil para aliviar esses sintomas. Ouça seu corpo e escolha o que você precisa em cada momento. Ninguém conhece suas necessidades melhor do que você.
Se alguns desses sintomas forem muito intensos ou interferirem no seu dia a dia, recomendamos procurar ajuda de um profissional de saúde.